ORELHA

Fonte: lukareissinger.blogspot.com
A orelha (antigamente denominado ouvido) ou órgão vestibulococlear (nervo sensorial, conhecido como orelha interna) é um órgão do sistema auditivo responsável pela audição e equilíbrio, contém células sensoriais nervosas de dois sistemas sensoriais, que se originam de um mesmo primórdio embrionário, o placoide ótico.

Possui minúsculos e delicados órgãos, de membranácea e entrelaçados entre si e se encontram no interior do labirinto membranáceo.


O labirinto membranáceo está situado no interior da parte petrosa do temporal, a pirâmide óssea que separa as fossas posterior e média do crânio.                                                         

Cada orelha possui três partes: a orelha externa , a orelha média e a orelha interna.



Referências: Sobotta, vol 3. Ed 23ª

Visão geral da orelha

A orelha externa é responsável por receber as ondas sonoras e direcioná-las para o canal auditivo. É nessa região que encontramos a membrana timpânica, uma película fina que vibra quando ondas sonoras chegam até ela. É também o local onde é produzida a cera do ouvido, uma substância amarela que possui como principal função a proteção da orelha.

Na orelha média encontramos os três ossículos da orelha: o martelo, a bigorna e o estribo. Essa parte da orelha é responsável, principalmente por captar as vibrações da membrana timpânica através dos ossículos e transmiti-las para a orelha interna.

A orelha interna converte as vibrações sonoras em impulsos elétricos que navegam ao longo do nervo auditivo para o cérebro.

Fonte: Sobotta, vol 3. Ed 23ª


Referência: Sobotta, vol 3. Ed 23ª